Internacional

O PPGH entende que o fazer ciência origina-se do diálogo e este não deve se restringir a barreiras geográficas, político-administrativas ou linguísticas.

Assim, o PPGH tem consolidado a sua projeção e o seu reconhecimento entre a comunidade acadêmica internacional a partir da formação de parcerias e do estabelecimento do diálogo por meio da realização de atividades conjuntas de pesquisa e ensino, além do intercâmbio de membros do corpo docente e discente entre IES estrangeiras.

 

PARTICIPAÇÃO EM REDES INTERNACIONAIS DE PESQUISADORES

RED GEO CRÍTICA INTERNACIONAL, REDE WATERLAT (www.waterlat.org), GRUPO DE PESQUISA SOBRE ÁGUAS TRANSFRONTEIRIÇAS, REDLADGEO (Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia), RIDEAL - Rede de investigación sobre áreas metropolitanas de Europa e América Latina, Rede mundial La somme et le reste, RIDOT – RED IBEROAMERICANA DE OBSERVACIÓN TERRITORIAL, REDE CIDADE, COMÉRCIO E CONSUMO, GLOBAL NETWORK ON FINANCIAL GEOGRAPHY.

 

CONVÊNIOS, ASSOCIAÇÕES E PARCERIAS ACADÊMICAS ATIVOS

CONVÊNIO ENTRE A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) E A CHRISTIAN-ALBRECHTS-UNIVERSITÄT ZU KIEL, ALEMANHA. Vigência: 19/06/2016 a 19/06/2021.

CONVÊNIO ENTRE A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) E A UNIVERSITÉ SORBONNE NOUVELLE - PARIS 3, FRANÇA. Vigência: 07/10/2013 até 06/10/2018.

CONVÊNIO ENTRE A FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFLCH-USP) E A FACULTAD DE FILOSOFÍA Y LETRAS DA UNIVERSITAT AUTÒNOMA DE BARCELONA (UAB). Vigência 02/04/2013 a 02/04/2018.

CONVÊNIO ENTRE A FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFLCH-USP) E A FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, MOÇAMBIQUE (UEM). Vigência 21/09/2012 a 20/09/2017.

PARCERIAS INTERNACIONAIS DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE SÃO PAULO (GESP). Dentre as iniciativas do GESP, destacam-se os debates travados sobre o tema da “Justiça Espacial e do Direito à Cidade” com grupos de pesquisa de diferentes instituições, iniciados em: (1) 2004, com a Universidade de Barcelona; (2) 2010, com a UNAM (México) e a Universiteit Utrecht; (3) 2011, com o grupo da Revista Justice Spatiale / Spatial Justice da Université de Paris Ouest Nanterre la Défense (França); 2013, com a Universidade de Sevilha (Espanha).

CONVÊNIO DE CO-TUTELA ENTRE L'ECOLE DES HAUTES ÉTUDES EN SCIENCES SOCIALES – PARIS E O PPGH/USP, visando à preparação de tese de doutorado com dupla titulação.

 

CONVÊNIOS, ASSOCIAÇÕES E PARCERIAS ACADÊMICAS CONCLUÍDOS RECENTEMENTE

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE O DEP. DE GEOGRAFIA (FFLCH/USP) E A FACULTÉ DE GÉOGRAPHIE ET DE L’AMENAGEMENT, DA UNIVERSITÉ DE STRASBOURG (UDS), NA FRANÇA.  Vigência 2013-2016.

PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, A UNIVERSIDADE DE ANTIOQUIA DE MEDELLIN E A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA NACIONAL DE BOGOTÁ, ambas na colômbia, com financiamento CAPES / COLCIÊNCIAS.  Vigência: 2013-2015.

CONVÊNIO ENTRE A FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFLCH-USP) E A FACULDADE DE FILOSOFÍA Y LETRAS DA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES, ARGENTINA (UBA). Vigência 23/11/2011 até 22/11/2016.

CONVÊNIO ENTRE A FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) E A UNIVERSITÉ JEAN MOULIN LYON 3, LYON -FRANÇA. Vigência 03/11/2011 a 02/11/2016.

Português, Brasil