Ingresso no Programa

Processo Seletivo para Ingresso no PPGH

 

O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH) da FFLCH / USP ocorre uma vez por ano no segundo semestre. O Edital de Seleção costuma ser publicado em fevereiro e as provas geralmente têm início a partir de abril.

Conforme consta nas normas do Programa, a seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Geografia Humana é constituída pelas seguintes  etapas:  (a) exame de proficiência em língua estrangeira (eliminatória)*; (b) prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória); e (c) análise do projeto de pesquisa e arguição oral sobre o mesmo (eliminatória e classificatória).

O projeto de pesquisa deve tratar de tema relacionado a umas das sete linhas de pesquisa do PPGH (link).

 

* Aos candidatos estrangeiros ao Mestrado e ao Doutorado é exigida a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS ou equivalente, nível intermediário.

Ao candidato estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado.

Além da proficiência em língua portuguesa, o candidato estrangeiro deve demonstrar proficiência em uma língua estrangeira no Mestrado e em duas línguas estrangeiras no curso de Doutorado. O candidato pode optar pelas seguintes línguas: inglês, francês, espanhol e italiano. Em caso de o candidato ter como idioma materno uma dessas línguas, ele fica isento de comprovar a proficiência na mesma. Nos demais casos, a proficiência deve ser comprovada por meio do exame de proficiência realizado durante o processo seletivo ou por meio de certificados reconhecidos pelo Programa (ver normas do PPGH).

 

Português, Brasil